domingo, 19 de fevereiro de 2012

O verdadeiro perigo do fiambre, presunto, salsichas e outros produtos de charcutaria!

Presentemente, somos constantemente bombardeados com produtos de charcutaria ditos saudáveis, pois são feitos de carnes magras (fiambres de perú, frango, etc). No entanto, os fiambres, sejam feitos de que carnes forem, são um autêntico atentado à saúde. Fiambres, salsichas, bacon, chouriços, presuntos, etc, têm na sua composição alguns conservantes, de seus nomes nitritos ou nitratos de sódio, potássio etc. Os nitritos e os nitratos são altamente cancerígenos, pois quando chegam ao estômago transformam-se em nitrosaminas, responsáveis pelo aumento da incidência de carcinomas (cancro) no estômago e bexiga.

De facto, esses produtos que aparecem anunciados na tv,que têm muito menos gordura, são mais saudáveis no sentido de não fazerem mal ao coração e artérias, mas não deixam de conter esses tais nitritos e nitratos. O mais grave de tudo, é esses produtos serem autenticados e credênciados pela sociedade portuguesa de cardiologia, mesmo eles sabendo da presença das tais substâncias cancerígenas. Só por aqui dá para ver o quão credível são estas inspecções neste país...

Mas nem tudo são más notícias! O ácido ascóirbico, vulgarmente conhecido por vitamina C, é um poderoso antioxidante, e tem um efeito conhecido de anular o efeito cancerígeno das nitrosaminas. Assim, o que eu pretendo com este post, não é dizer que comer esses alimentos é estritamente proibido, mas sim que devem ser consumidos com moderação, e quando consumidos, ingiram doses consideráveis de vitamina C.

1 comentário: