sábado, 18 de fevereiro de 2012

Digestão - processos bioquímicos, mecanicos e metabolismo:

Para mais tarde entendermos os posts que vou escrever relacionados com nutrição, convém primeiro, para os mais leigos no assunto, entenderem como ocorre a digestão dos alimentos. Na  nutrição, existem três grandes grupos alimentares: Os hidratos de carbono (também conhecidos por carboidratos, glúcidos ou glícidos  ou açúcares), as proteínas e os lípidos (gordura). Neste caso, os alimentos são  compostos por macroméculas, e para o nosso organismo  aproveitar os nutrientes, as macromoléculas têm de ser quebradas e divididas em moléculas mais pequeninas, as micromoléculas.

São exemplos de hidratos de carbono:

Amido: Pão,arroz, massas, batatas,farinhas, etc
Glicose: É o açúcar/glícido mais simples
Frutose: frutas, mel e legumes
Lactose: leite e derivados.
Sacarose: Conhecido por açúcar de mesa, feito através da beterraba ou cana-de-açúcar.
A função primária dos hidratos de carbono é fornecer-nos  energia ao organismo. São eles o principal "combustível" do cérebro (e outros orgãos), e células. É essencial à nossa sobrevivência. Na sua falta, o organismo  tem mecanismos de "sobrevivência", nomeadamente o consumo de glicogénio do fígado e músculos, que como podem calcular, não é saudável ao nosso organismo.

Depois temos as proteínas, que se dividem em dois grandes grupos:

Proteínas vegetais, ou de baixo valor biológico: soja, legumes e leguminosas no geral.
Proteínas animais, ou de elevado valor biológico: Carnes, leite e derivados, ovos.

As proteínas de elevado valor biológico são mais importantes do que as de baixo valor biológico.Significa que são mais facilmente assimiláveis. 1 grama de proteína animal, equivale a 3 gramas de proteína vegetal.
As proteínas têm uma função construtora.

Os lípidos (gorduras) são, igualmente, divididos em subcategorias:

Gorduras monoinsaturadas: Azeite, amendoins, azeitonas,  etc. São as gorduras mais saudáveis que se conhecem, trazendo inúmeros benefícios à saúde.
Gorduras saturadas: Carnes vermelhas, peles animais, manteigas, leitese queijos gordos, charcutaria, enchidos e fritos. São as gorduras mais prejudiciais à saúde. Para além de estarem ligadas às doenças cardio e cerebrovasculares, existem estudos que as relacionam com a incidência de alguns cancros. Recomenda-se a ingestão moderada destas gorduras.
Gorduras poliinsaturadas: Peixes gordos, óleos vegetais não aquecidos, alguns frutos secos, etc. São igualmente saudáveis, principalmente ao coração e à memória.
Triglicerídos: São a forma mais simples de gordura.

A principal função dos lípidos, é fornecer-nos energia ao organismo, bem como regulá-lo. Elas são importantes para a síntese e funcionamento de certas hormonas.

Depois, temos as vitaminas ,os fitonutrientes e os oligoelementos, mas isso fica para outro post, pois o objectivo deste é falar do processo de digestão dos macronutrientes.


Digestão: Órgãos e sucos responsáveis, assim como os seus processos mecânicos e bioquímicos:


A digestão é extremamente importante para o nosso organismo, pois sem ela o nosso corpo não conseguiria aproveitar os seus nutrientes para as mais diversas funções do organismo. Nisto, ocorrem uma série de processos mecânicos e bioquímicos que auxiliam a transformação dos nutrientes. Neste processo, alguns órgãos e as enzimas têm um papel crucial.

O que são enzimas? As enzimas são substâncias de natureza bioquímica, que funcionam como tesouras, que vão cortar as macromoléculas, transformando-as em moléculas mais simples, para que possam ser absorvidas.

Órgãos importantes no sistema digestivo:

- Fígado: Produz várias substâncias, nomeadamente a bílis. Tem ainda muitas funções, como a de filtrar o sangue, ou armazenar gordura, glicogénio e vitaminas.
-Vísicula biliar: armazena a bílis.
- Estômago: Produz o suco gástrico e enzimas.
- Pâncreas: produz o suco pancreático e hormonas
- Intestino delgado: É onde se dá a absorção dos nutrientes.

Para além da boca, faringe, esófago, intestino grosso, recto e anûs, como é lógico.

A digestão começa na boca, com a mastigação a acção da amilase,enzima responsável por quebrar o amido. Vou agora referir o processo de digestão dos diferentes tipos de nutrientes:

Digestão e absorção dos Hidratos de carbono:

Amido: A digestão do amido começa na boca, sob acção da enzima amilase presente na saliva, que irá quebrar o amido em maltose. Posteriormente, a maltose irá chegar ao estômago, onde não vai sofrer acção de nenhuma enzima. No entanto,  quando  esta chega ao intestino delgado, irá ser quebrada em glicose, através da enzima maltase e, consequentemente, a glicose irá ser absorvida para o sangue.

Sacarose:  A sacarose apenas será quebrada no intestino delgado, através da enzima sacarase que a irá quebrar em glicose.

Lactose: Tal como a sacarose, será apenas quebradas no intestino delgado, através da acção da lactase, que a irá desdobrar em glicose.

É na digestão dos hidratos de carbono que o pâncreas tem um papel fundamental, pois é ele que produz duas hormonas: a insulina e o glucagão/glicagina. Quando nós comemos alimentos muito ricos em hidratos de carbono, principalmente refinados, a nossa taxa de açúcar no sangue sobe exponencialmente. De forma a estabilizar esses níveis de açúcar, o pâncreas libera insulina que irá baixar a quantidade de glicose no sangue. De igual modo, se a insulina "disparada" pelo pâncreas for em demasia, o pâncreas produz glicagina, que irá aumentar a taxa de glicose no sangue, de forma a controla-la e estiliza-la. Num post mais à frente, irei abordar este assunto mais  ao pormenor.

Digestão e absorção de proteínas:

A digestão de proteínas irá começar no estômago. É aí que a pepsina entra em acção, transformando-as em péptidos. Posteriormente, no intestino a tripsina irá  quebrar os péptidos em aminoácidos simples, sendo aí absorvidos para o sangue. Elas são fundamentais para a construção de diversos componentes celulares e músculos.

Digestão e absorção dos lípidos:

Os lípidos são quebrados em triglicerídos no estômago e intestino delgado. É nestes dois órgãos que as lipases irão entrar em acção, quebrando as gorduras em moléculas mais simples. De forma a facilitar este processo, a bílis, armazenada na visícula biliar, irá ser segredada através  do  suco gástrico até esses órgãos, ajudando a acção das lipases.



Sem comentários:

Enviar um comentário